terça-feira, 15 de junho de 2010

Você tem direitos, acorde eles. estado democrático... laico sim!!!

O que vem a ser um Estado Laico? Um Estado secular ou estado laico é uma nação ou país que é oficialmente neutro em relação às questões religiosas, não apoiando nem opondo à nenhuma religião. Um estado secular trata todos seus cidadãos igualmentes independentes de sua escolha religiosa e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião. O contrário de um estado secular, ou seja, um estado onde há uma única religião oficial, é denominado estado teocrático ou teocracia (como é o caso do Vaticano e do Irã).

O Estado secular deve garantir e proteger a liberdade religiosa de cada cidadão. Um Estado secular evita que alguma religião exerça controle ou interfira em questões políticas. O estado secular se difere do estado ateu - como era a extinta URSS - porque no último o estado se opõe a qualquer prática de natureza religiosa.
Nem todos os Estados legalmente seculares são completamente seculares na prática, No Brasil, por exemplo, alguns feriados católicos - o mais notável sendo o de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do país - são oficiais para os funcionários públicos.

Alguns países, como é o caso do Reino Unido, são considerados seculares quando na verdade o termo não pode ser aplicado completamente de fato. No caso do Reino Unido, quando uma pessoa assume o cargo de chefe de estado, é necessário que jure fidelidade à fé anglicana. O cargo de chefe de estado e da igreja oficial pertencem à mesma pessoa - a Rainha Elizabeth II. O estado também garante que vinte e seis membros do clero da Igreja da Inglaterra sejam membros da câmara alta do parlamento. Por esses e outros motivos o Reino Unido não pode ser considerado um estado secular.

O estado do Piaui, é um dos mais católicos do brasil, vem fazendo parte de sua cultura e tradição, vinda ainda dos colonizadores, nosso país é tomado de feriados e de locais centrados numa só religião, Associação Evangélica do Piaui e outras entidades de classe entrou com uma representação no ministério publico do estado do Piaui, para que seja retirada todos os ídolos e objetos sagrado, das capelas ecumênicas e publicas do estado. Pois o nosso estado é laico, isso significa que somos neutros e a constituição nos dar direito igual de culto, o dinheiro público é para ser usado de maneira coletiva e único. O que as autoridades deste estado precisa saber é, que não importa a quantidade e sim igualdade... Juntamente laicidade.




video: tvclube/filial globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário