Pesquisadores relata que luz no fim do túnel ou momentos vividos antes como um filme diante dos olhos. Acreditam ter encontrado explicação para os relatos dos paciente em estagio final.
Uma Equipe de profissionais da saúde na Eslovênia, examinou 52 paciente durante o momento de parada cardíaca e concluiu que esse fenômeno se deve aos altos niveis de dioxodo de carbono presentes no sangue, no mesmo momento em que a respiração esta suspensa.
Entre as experiências relatadas por pacientes que estiveram próximos da morte estão a visão de um túnel ou uma luz forte, uma entidade mística e até a sensação de “sair do próprio corpo”. Outros relatam apenas uma sensação de paz e tranquilidade.
Na cultura popular, esses fenômenos são atribuídos à religião ou às drogas. Mas, para a equipe eslovena, o estudo oferece uma explicação mais consolidada de por que tantos pacientes que sobrevivem a uma parada cardíaca relatam estas sensações.
Estima-se que entre 10% e 25% dos pacientes que sofrem de paradas cardíacas vivenciam algo semelhante.
A anoxia – a morte de células do cérebro em consequência da falta de oxigênio – é uma das principais teorias para explicar as experiências vividas em momentos de morte iminente. Mas este efeito foi estatisticamente insignificante no pequeno grupo de onze pacientes que as vivenciaram no estudo esloveno.
Fonte: bbc brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário